Não é a toa que a cozinha é conhecida como o coração da casa – ela é o cômodo que geralmente marca o ritmo e os horários do lar além de ser o local da casa responsável por reunir a família e os amigos. Por isso, é importante pensar na organização e praticidade na hora de planejar e organizar a cozinha para que ela atenda as necessidades da rotina de quem vai utilizá-la.
Para quem está montando ou reformando uma cozinha, a dica é investir em móveis modernos e que assegurem a versatilidade do ambiente. Uma opção que foge do óbvio e agrega beleza e funcionalidade para o dia a dia é o conceito de armário aberto.
O conceito, bastante utilizado em closets pela sua funcionalidade, também se aplica muito bem em cozinhas. Ele aposta em prateleiras e nichos para organização e exposição de itens e acessórios. Além de deixar o cômodo mais interessante, a ausência de portas facilita a visualização dos objetos e elementos deixando a utilização do cômodo mais versátil e dinâmica.
Para oferecer ainda mais organização e praticidade, a escolha de potes de vidro e outros materiais transparentes para o armazenamento de alimentos e temperos permitem que estes itens estejam sempre à vista e com fácil acesso. Trata-se de um conceito de decoração que também é bastante funcional e que, muitas vezes, a introdução de nichos e prateleiras pode ser também uma opção mais econômica do que apenas os armários tradicionais na hora de planejar o mobiliário da cozinha.
É importante ressaltar que, para que seja prático e útil, o armário aberto tem que combinar com o estilo de vida e o perfil de quem habita a casa e utiliza a cozinha. O lar aconchegante deve estar de acordo com o conforto das pessoas que residem nele.
E aí? Pronto para deixar sua cozinha mais prática e aconchegante? Conte nos comentários o que achou deste conceito.