Paisagismo é só para exteriores, certo? Errado. O paisagismo interno tem por objetivo trazer elementos da natureza para dentro de casa, transformando este contato em rotina para quem nela habita. A Urban Jungle – ou selva urbana – é um conceito que como o próprio nome já anuncia trabalha a ideia de criar uma pequena floresta particular em casa, na cidade, onde geralmente o contato com a natureza é mais difícil.
Os benefícios vão para além da beleza. Estar em contato com plantas melhora a qualidade de vida uma vez que elas geram estímulos positivos, podendo transmitir a sensação de relaxamento e contribuir para a diminuição de níveis de ansiedade e estresse.
Aqui vão algumas dicas para montar uma Urban Jungle:
- A escolha das plantas deve ser compatível com a sua rotina de quem cuidará delas. Existem plantas que demandam cuidados frequentes e outras para as quais cuidados periódicos são suficientes. Na hora de compor o paisagismo interno, isso deve ser levado em consideração.
- É importante observar as condições do ambiente na hora de escolher as espécies. Algumas plantas precisam de incidência direta de sol, outras se adaptam bem à sombra. Existem espécies que ocupam mais espaço e outras que vivem bem em pequenos vasos e arranjos.
- Prateleiras e vasos suspensos funcionam bem para espaços menores. Colocar as plantas no alto garante a presença delas sem deixar o espaço apertado ou interferir na circulação. Outra opção para estes ambientes são pequenos vasos, cachepôs ou arranjos que cabem em estantes ou mesas de apoio.
- O Jardim Vertical é outra opção muito versátil que pode ser instalada tanto em ambientes maiores quanto menores, aproveitando espaços e valorizando o ambiente. A estrutura de um jardim vertical pode ser feita de diversos materiais, o que favorece todo tipo de orçamento.
- O acompanhamento de um profissional pode contribuir muito na hora de montar uma Urban Jungle. Além de garantir que o projeto seja funcional e adequado para o ambiente onde será instalado, um paisagista ou arquiteto também ajuda a pensar na escolha de cores, móveis, materiais, texturas e toda a ambientação que reflita a personalidade dos moradores, deixando o ambiente aconchegante e convidativo.
E aí, gostou das dicas? Aproveite a inspiração e nos conte nos comentários o que você acha de ter sua própria floresta particular.